Qualidade da Malha Talude
Além da resistência à corrosão atmosférica e criticidade do contato constante com o solo, a tela empregada nos sistemas de proteção demanda elevada resistência mecânica por solicitações do peso da rocha, esforços de punção, impacto, atrito e combinações de ações. Essa capacidade, em grande medida, pode ser expressa pela resistência à tração da malha.
As Malhas Talude apresentam comportamento mecânico isotrópico, ou seja, têm a mesma resistência mecânica nos eixos horizontal e vertical. Estas, em função das configurações de diâmetro do fio e da abertura da malha, podem apresentar as seguintes classes de resistência à tração das malhas: 6.000, 12.000 e 15.000 kgf/m.
Solução de baixo
impacto ambiental
Ao contrário do concreto projetado que impermeabiliza o talude e que pode mascarar a dinâmica de fluxos de água e processos erosivos abaixo de uma “casca” de revestimento quando os drenos horizontais apresentam-se falhos, as soluções em Malha Talude, em maciços com presença de solo, associadas ou não com biomantas ou geossintéticos, permitem a percolação d’água irrestrita e processos de cobertura vegetal.
Projeto técnico e mão de obra especializada
Projetos de engenharia de sistemas flexíveis, com base em dados do levantamento das condições locais (geologia, topografia, drenagem, resistência dos materiais e parâmetros geológicos), devem indicar a malha mais apropriada, bem como as especificações técnicas dos outros elementos de reforço e suporte, frente aos esforços solicitantes e aos riscos potenciais. O resultado desse estudo expressa uma capacidade de carga do
sistema proposto por unidade de área.
Sistemas Flexíveis de Proteção ou Estabilização caracterizam-se por obras dependentes de mão de obra especializada em trabalhos em áreas escarpadas envolvendo perfurações em rochas, ancoragens e tensionamentos de cabos e membranas, muito planejamento e sequenciamento das atividades, tendo em vista as condições adversas e equipamentos modernos e produtivos.
Características da Malha Talude
Vida útil superior: fabricada com arame de aço revestido com Bezinal® 2000, uma liga bimetálica (Zinco & Alumínio) de elevada resistência à corrosão se comparada aos fios de aço com galvanização convencional de mesma gramatura de Zinco.
Nó duplo: as terminações laterais da Malha Talude são feitas com um nó duplo, o que permite a união de dois panos de tela com o transpasse de apenas uma malha (requisito mínimo).
Manuseio: escarpas rochosas apresentam inclinações acentuadas que impõem uma atividade naturalmente laboriosa e tecnicamente diferenciada. A Malha Talude é disposta em rolos que praticamente eliminam a possibilidade de embaraçamentos durante seu manuseio.
Cada rolo é posicionado na porção superior da encosta e desenrolado na direção vertical, no sentido da crista para o pé do talude. As ligações laterais e transversais entre as extremidades da tela são feitas por transpasse de uma malha e emprego de cabos de aço de costura.