Conheça mais sobre os Gabiões

O que é a Gabião

Os Gabiões são estruturas centenárias na Engenharia Civil, formados a partir de uma malha hexagonal de dupla torção composta pelo entrelaçamento de arames de baixo teor de carbono revestimentos com Zinco e Alumínio, podem receber o revestimento adicional polimérico no caso de obras hidráulicas e marítimas.

Os gabiões são muito versáteis quanto à sua forma geométrica e utilização em obras de Engenharia, podendo ser empregados em diversos tipos delas: Barragens, escadas dissipadoras, proteções de margens e taludes, canalizações, bacias de sedimentação, proteções costeiras, saídas de aduelas e bueiros, muros de contenção – à gravidade e solo reforçado e até obras arquitetônicas de fachada

OBRAS AMBIENTAIS E DE MINERAÇÃO

INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES

OBRAS HIDRÁULICAS E MARÍTIMAS

OBRAS INDUSTRIAIS

OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETÔNICAS

Quais são as aplicações do gabião?

Em obras geotécnicas de contenção de solos, os gabiões (preenchidos com pedras de elevada resistência) promovem por meio de seu peso, a estabilização dos maciços de solo. É um sistema construtivo de alta produtividade e processo executivo simplificado, usado nos mais variados tipos de empreendimentos e obras de infraestrutura.

Já em obras arquitetônicas, os Gabiões atuam como elementos de

composição de fachadas, com aspecto rústico possuem uma certa diversidade de modulação, por ser instalado em peças (módulos), se adaptando aos mais variados tipos de projetos arquitetônicos.

A montagem dos Gabiões Arquitetônicos é demasiadamente simples e rápida, e seu aspecto final é um apelo à arquitetura moderna, em edificações dos mais variados tipos e padrões.

Em alguns casos os gabiões também podem ser utilizados como elementos de atenuação acústica de ruídos.

Por conter elementos pétreos e rígidos e ainda aglomerados de maneira organizada pela malha hexagonal dupla torção, sua característica como barreira acústica é amplamente utilizada no mundo todo, em empreendimentos dos mais variados tipos e em rodovias e avenidas que gerem poluição sonora indesejável.

Vantagens

Permeabilidade

A permeabilidade é uma grande vantagem do uso dos gabiões. Sabe-se que um dos principais fatores que desestabilizam o solo é a presença constante de água. Por ser preenchido com pedras, os gabiões são autoportantes e altamente permeáveis, quando inseridos às margens de cursos d’água possibilitam que o empuxo gerado pela presença d’água nas margens seja facilmente dissipado, logo, gera maior estabilidade para a margem contida e ainda possibilitando a revitalização natural de córregos, rios e lagos;

Flexibilidade

A flexibilidade das estruturas em Gabiões está atrelada à sua capacidade de absorver tensões e ainda garantir sua estabilidade. Isto é, em caso de ruptura iminente de um maciço, os gabiões possuem a capacidade de absorver essas tensões mantendo suas propriedades de resistência e ainda demonstrar através de sua capacidade de flexibilidade a necessidade de manutenção iminente. Fato não encontrado em estruturas rígidas, que têm mecanismo de ruptura oculto e muitas vezes ocorrendo de maneira abrupta;

Adaptabilidade e Facilidade Construtiva

As estruturas compostas por gabiões se adaptam a qualquer terreno e em qualquer topografia e traçado. Por ser modular e altamente adaptável, as peças de gabiões podem ser modeladas em Muros de variadas alturas e geometrias, e ainda em quaisquer traçados. Podem ainda se adaptar em encontros de estruturas em concreto armado tais como tubos e alas de bueiros, pontes, pilares e lajes. Sua facilidade construtiva está atrelada apenas ao transporte das peças e das pedras, não necessitando de recursos adicionais, dificilmente encontrados em áreas remotas.

Baixo Impacto Ambiental

É comprovado por profissionais e órgãos ambientalistas em todo o mundo que os gabiões são a melhor solução de revitalização de áreas degradadas pela ação humana. Por deter altíssima porosidade, seus vazios permitem que a vegetação se revitalize ao longo do tempo, trazendo de volta a fauna e flora ao seu habitat natural. Por serem preenchidos com materiais naturais, as pedras interagem harmonicamente com a natureza e aos poucos são tomadas pelo renascimento da vida.

Processo Executivo Otimizado

Principalmente em locais de difícil acesso e obras longitudinais extensas que requerem intervenções rápidas (rodovias, canais, proteção de margens) há a necessidade do emprego de soluções com processo executivo otimizado. Assim são as estruturas em gabiões, que rapidamente são preenchidos e amarrados, o reaterro é totalmente mecanizado, não necessitando de períodos de cura como em estruturas de concreto armado.